Quando chega esta época próxima à Páscoa temos a impressão de que o ano está passando rapidamente, afinal, um quarto do ano está se encerrando. Algumas vezes a passagem do tempo nos surpreende e em outras circunstâncias parece que não passa nunca. A vida é feita de passagens e a Páscoa é tempo de pensar em passagens. Aliás, ela começou como uma passagem.

Atualmente, este evento celebra a ressurreição de Cristo após três dias de sua morte, mas essa história começa no contexto do Antigo Testamento, no livro de Êxodo, quando o povo de Israel foi liberto da escravidão no Egito. Naquele contexto, o povo de Deus, foi instruído por Moisés, a marcar os umbrais das portas de suas casas, com o sangue de um cordeiro que seria sacrificado, pois nas casas que houvesse tal sinal não haveria a morte do filho primogênito quando o anjo do Senhor passasse. O termo hebraico para Páscoa ‘Pesah’ tem essa ideia, ou seja, ‘passar’, o anjo passaria e não haveria morte. A partir de então o povo, que servia ao Senhor, começou a celebrar essa data lembrando da libertação. O próprio Cristo, celebrava esse momento com seus discípulos e depois veio a tornar-se o símbolo do cordeiro Pascal o qual foi morto para trazer libertação. Por isso, a Páscoa é celebrada pelos cristãos ainda hoje.

Jesus passou pela terra, pela cruz e pela morte, tendo ressuscitado ao terceiro dia. Ele o fez para que os que cressem nele também passassem da morte para a vida. A Páscoa é, portanto, tempo de pensar sobre a necessidade de passar a andar cada dia mais próximo daquele que passou por aqui há dois mil anos atrás.

Se você deseja passar a conhecer ainda mais sobre este e outros temas semelhantes, o curso de Introdução ao Antigo Testamento, oferecido pela Faculdade Batista Pioneira pode lhe auxiliar. Afinal, os livros bíblicos do Antigo Testamento encantam com suas histórias, desafios e enredos cheios de emoção. Entretanto, em alguns momentos é desafiador entender esse conteúdo que descreve relatos tão distantes da contemporaneidade. Assim, para mais informações sobre esta oportunidade, clique aqui!

Drª. Marivete Zanoni Kunz
Coordenadora de TCC na Faculdade Batista Pioneira